sexta-feira, 1 de julho de 2011

Alimento Semanal

NÃO FICAREI NA SEPULTURA.

TEXTO BÍBLICO: Carta a Filemom

Há momentos que parece que Deus não se faz presente em nossas vidas. Momentos de dúvidas, inquietações, de maus negócios, de mal entendimento, apesar de confessarmos que Deus é fiel e não nos deixará sozinhos.
O que nos faz acreditar que essas confissões não são verdadeiras? As circunstâncias em que nos encontramos.
·        Como nos livrar de negar Deus?
Vivendo uma vida farta de:
Ø AÇÕES DE GRAÇAS
A gratidão é uma fonte de encorajamento. A gratidão é uma arma contra as astutas ciladas do diabo, das setas que voe de dia e da mortandade que assola ao meio dia. Os ataques do diabo são constantes, mas maior é o que está em nós do que o que está no mundo. O poder de Deus é o nosso escudo. O Apóstolo Paulo entendia muito bem que tudo corrobora para o bem dos que amam a Deus, mesmo preso em Roma, ele não se via aprisionado na missão de ganhar almas para Cristo (v.1) e não deixava de agradecer (v.7).
Ø AMANDO AO PRÓXIMO (discípulo)
Paulo era firme nas suas convicções e não desconsiderava a proteção de Deus. A prisão romana não podia deter seu ministério. Não usava o poder de líder para impor e sim aconselhar a melhor forma cristã de tratar um discípulo (vs. 8,9). Sabia que Filemom tinha razões para cobrar alguma coisa de Onésimo (seu nome significa útil), porém pedia a Filemon que recebesse Onésimo não como escravo, mas como um irmão. Paulo ensina a Filemom a via do perdão.
Ø VALORIZANDO A OBEDIÊNCIA (V.21)
O Apóstolo Paulo usou de quatro imperativos para instruir Filemom no tratamento do novo convertido Onésimo:
- Recebe-o, como a mim mesmo, (v. 17).
- Lança qualquer débito de Onésimo em minha conta, (v. 18). Muitas vezes as pessoas se reconciliam, no entanto não deixam de fazer cobranças de honestidade, de fidelidade, etc.
- Reanima-me (v. 20). Se Filemom aceitasse o seu pedido, Paulo se sentiria aliviado, feliz em ver seu filho Onésimo amparado. O coração de Paulo desejava muito este ato de hospitalidade da parte de Filemom.
- Prepara-me também pousada (v.22). Que Onésimo fosse recebido com a mesma alegria como se fosse tudo preparado para Paulo. E, ainda, que Filemom permitisse que Onésimo ficasse em sua casa. Que ele seria útil, pois acreditava que Onésimo se afastou temporariamente (v. 15).
CONCLUSÃO
Estes passos estabelece uma base para uma vida cristã de sucesso, pois a palavra do Senhor afirma que se obedecermos comeremos o bem desta terra (Is. 1.19). Paulo estava preso mas não se via numa sepultura, e a crença de Paulo beneficia a vida de Filemom que tem de volta o seu escravo e a Onésimo que volta para Filemom para acerto de contas não mais como escravo, mas como um irmão em Cristo com uma carta de recomendação assinada de próprio punho pelo Apóstolo Paulo. Aqueles que creem em Deus não ficará na sepultura. Deus é fiel e tem um plano para cada um dos seus filhos.
Pra. Maria César de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário