quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Presente de Natal

O primeiro presente não foi embrulhado, não tem laço, não foi comprado na internet, nem em um shopping.

O primeiro presente de Natal foi um presente simples; um presente sagrado. Não foi ouro, nem incenso, nem mirra. Foi um presente de amor... e vida... e paz... e esperança dado por um Pai a todos os seus filhos.

E amou você... e você... e cada um de nós.
Ele deu seu Filho. Ele é o Cristo. Ele é o Natal. Ele é o presente!

Neste Natal descubra o presente, abrace o presente!

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3: 16)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Alimento Semanal

RECOMPENSA
TEXTO BÍBLICO: Mateus 6 - 4, b - ... e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Deus sempre teve a iniciativa de abençoar o homem. Na sua criação Deus o abençoou para frutificar, multiplicar e dominar a terra ( Gênesis 1.28). Esta verdade marca a vida espiritual do homem. Mesmo em circunstâncias adversas Deus não se esquece de abençoar os seus filhos. Ele não deixa de ouvir e responder as suas petições. Quando eles clamam e invocam o seu Nome coisas sobrenaturais acontecem. Assim aconteceu com o povo hebreu nos dias de escravidão e dor no Egito. Eles clamaram pelo socorro de Deus e o Senhor os redimiu da vida escrava e subjugada a nunca viverem em liberdade.
A palavra recompensa é ato de retribuição, compensação por ação meritória, prêmio, galardão, indenização. O clamor do povo hebreu subiu aos céus e Deus preparou o dia da recompensa dos seus filhos. A saída dos hebreus do Egito fora marcada por Deus de maneira que jamais esqueceriam:
1. COM O GALARDÃO que só o Pai celestial podia lhes favorecer - a liberdade de adorá-lo. Então, lhes foi concedido o direito de prestar culto de adoração ao seu Deus. 
Êxodo 3 - 18. "E ouvirão a tua voz; e ireis, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus". 
Eles passaram pelo processo da perseverança e venceram todos os obstáculos que precederam este ato de amor.
2. COM UMA GRANDE INDENIZAÇÃO - A palavra de Deus se cumpre ao seu tempo e assim se registrou na vida dos hebreus. Com a permissão de adorar ao seu Deus eles também receberam a recompensa indenizatória pelo seu trabalho escravo. Cada família recebeu fartamente bens que levaram consigo para suprimento dos dias vindouros.
Êxodo 3 - 21. "E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios.
22. Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios".
Concluímos com a premissa de que a soberania de Deus é incondicional e que um coração contrito atrai as providências divinas em qualquer circunstância. Os hebreus foram libertos e nada lhes faltou na travessia do deserto. Porém, Deus tinha mais prêmios para os seus filhos e abriu o seu coração para habitar com eles. Então, ordenou Moisés levantar um tabernáculo no meio do povo. O Senhor Deus deu a Moisés todas as orientações necessárias para a construção e ao povo a oportunidade de participar da construção trazendo da prata, do ouro e de toda sorte de despojo que receberam das mãos dos egípcios. 
Pra. Maria César de Azevedo

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Alimento Semanal

 PREPARAÇÃO
TEXTO BÍBLICO: Gênesis 22. 3 - 5 
Gênesis 22 - 3. Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera.
4. Ao terceiro dia levantou Abraão os olhos, e viu o lugar de longe.
5. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós.
A preparação de Abraão para uma vida de se aproximar de Deus começa em Gênesis 12. Deus visita Abraão e lhe ordena a sair da sua cidade, do meio da sua parentela para ir a um lugar que Ele ainda iria dizer. Mas Abraão não ficou parado aguardando Deus emitir o bilhete de viagem. Imediatamente ele se levantou com sua esposa, seu sobrinho e com tudo quanto ele tinha e começaram a caminhar. Deus colocou Abraão em situação de suportar algo difícil, abrindo mão da sua comodidade.
Abraão passou por um duro teste de fidelidade e amor ao Deus que ele acabara de conhecer. Por essa causa, Abraão experimentou momentos excepcionais com Deus. A cada experiência ele se tornava mais forte e determinado a obedecer e viver o sobrenatural. A sua perseverança lhe proporcionou o batismo de Pai da Fé. Esses momentos com Deus lhe preparou para ser um ofertante verdadeiro. O que fazem os ofertantes verdadeiros?
1. DÃO A DEUS O MELHOR QUE TEM  Abraão deu a Deus o seu único filho, a quem muito amava.
2. DÃO A SI MESMOS Atos dos Apóstolos 20 - 24. mas em nada tenho a minha vida como preciosa para mim, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
O Apóstolo Paulo fez esta declaração e cumpriu até o fim de sua vida. Abraão dispôs da sua vida com antecedência ao sair de sua terra natal sem nada ver. Ele nem imaginava que a sua recompensa seria o que ele mais queria: ter um filho da sua amada esposa Sara.
3. NÃO RECUAM DIANTE DAS DIFICULDADES.
Não foi uma tarefa fácil entregar o seu filho como objeto de fidelidade a Deus. Mas Abraão estava bem certo de que o seu Deus teria uma solução para aquele momento. Ele marcou a história com a máxima: Deus proverá. 
Concluímos com a afirmativa celestial de que Deus não desampara os que nele confia. Quem deposita na conta bancária celestial recebe em medida sacudida e trasbordante.
Pra. Maria César de Azevedo 

segunda-feira, 23 de março de 2015

A arte de servir no santuário


31 - 1. Depois disse o Senhor a Moisés:
2. Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de îri, filho de Hur, da tribo de Judá,
3. e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,
4. para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze,
5. e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.
6.Êxodo  E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,
7. a saber: a tenda da revelação, a arca do testemunho, o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda;
8. a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, o altar do incenso,
9. o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;
10. as vestes finamente tecidas, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, e as de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;
11. o óleo da unção, e o incenso aromático para o lugar santo; eles farão conforme tudo o que te hei mandado.
INTRODUÇÃO
Neste texto o Senhor fala a Moisés que um homem que fora escolhido e destinado para cuidar e decorar todo o Tabernáculo segundo as suas orientações. Este homem se chamou Bezalel, e Deus o encheu do seu Espírito e de sabedoria, e de inteligência para o trabalho em ouro, prata e cobre e toda obra de artífice destinada ao tabernáculo. 
1 Crônicas 2. 20 - Bezalel é uma figura chave que encerra a genealogia de Calebe. Bisneto de Calebe. Ele teve um papel importante na construção do tabernáculo. 
Seu nome significa "Na sombra", isto é sobre a proteção de Deus.
Quando Deus chama Ele garante o sucesso. Bezalel foi um homem bem-sucedido em cada propósito destinado por Deus. Porquê?
1. BEZALEL FOI CHEIO DO ESPÍRITO SANTO
Quando Moisés foi comunicado por Deus da grandiosa obra de arte que seria feita no Tabernáculo, Deus também lhe informou que Ele mesmo já havia separado um homem perito artífice para elaborar toda a arte em pedras, madeira e elaboração de desenhos. O Senhor agiu assim com Jesus antes da execução da tarefa de salvar a humanidade Ele mesmo desceu sobre Jesus como uma pomba e a sombra do Onipotente protegia a Jesus. O mesmo Ele faz conosco nos dias atuais. Jesus antes de voltar para o Pai transferiu sobre os discípulos o Espírito Santo em forma de poder. Deus te chamou e não te deixará só nesta jornada.
O Nosso Deus não nos dar tarefas para gerar preocupação e nem cansaço. 
2. BEZALEL SABIA O QUE DEVERIA FAZER
O chamado daquele homem envolvia a ornamentação do Tabernáculo e o ensino das suas habilidades a outros homens. A qualidade profissional que o Senhor deu a Bezalel lhe colocou na posição de mestre ( Êxodo 35. 35). Sabe porque amados irmãos? Porque Deus quer que sejamos humildes e prontos a servir a Deus e aos homens. Jesus crescia em estatura e graça diante de Deus e diante dos homens (Lucas 2. 52). Bezalel recebeu de Deus habilidade, inteligência e conhecimento de todo artifício. Uma coisa ele precisa também saber: não fazer nada além do que o Senhor lhe tinha confiado. Executar as diversas tarefas com habilidade e excelência de maneira que agradasse ao Senhor Deus. " Inteligência" envolve discernimento, que leva à habilidade de fazer as escolhas certas para a solução do problema. "Conhecimento" envolve a experiência resultante da prática. Bezalel tinha inteligência e conhecimento dada por Deus, mas ele sabia também que estava sob a supervisão de Moisés. 
3. BEZALEL TRABALHOU EM EQUIPE
Deus deu a Bezalel um companheiro e também o capacitou para o cumprimento da missão. Alioabe foi cheio do Espírito Santo e recebeu de Deus a mesma habilidade e competência para elaboração e execução das tarefas (Êxodo 35.34). Mas havia ali um diferencial na equipe Bezalel era o mestre. Precisamos compreender até onde vai a nossa liberdade de tomar decisões. Precisamos trabalhar em harmonia e mesmo que a nossa capacidade seja a mais do que o nosso líder de equipe não podemos cobiçar o direito dele de coordenar a equipe. Moisés não foi dotado com as mesmas habilidades de Bezalel, porém Bezalel sabia que o controle das coisas estava nas mãos de Moisés, no momento em que Moisés viu que o material arrecadado era suficiente para compor toda ornamentação do santuário ele tomou a decisão de dizer ao povo que não trouxesse mais ouro, nem prata ou qualquer doação. 
Alioabe era uma pessoa importante na equipe. Eles trabalhavam com zelo e contabilizou todo o material aplicado. Prestou conta de cada peça que chegou ás suas mãos (Êxodo 38. 21-31). O nosso trabalho na igreja vai além da escala. O temor de Deus é sobre nós. Quando desprezamos esse cuidado corremos o risco de sermos substituído. A substituição nem sempre é compreendida e respeitada, mas ela é traçada no curso da nossa caminhada. 
Deus não tem interesse em substituição, Ele nos deu da Sua graça para a vida toda e para a nossa descendência "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu é a tua casa". Assim também Deus Pai libera sobre nós os seus dons e habilidades para transferência de gerações. 
Deus acrescentou a Bezalel a ocupação de preparar o óleo santo da unção e o incenso aromático, obra de perfumista. Era proibido alguém usar do incenso para si. O trabalho do homem ou mulher que serve no santuário deve ser santo e exalar o cheiro suave do perfume de Cristo. Não se satisfazer de ter feito o trabalho, mas que o trabalho feito tenha alcançado outras pessoas. O trabalho é em equipe e não individual. 
CONCLUSÃO
Deus ordenou cada detalhe e Moisés ouviu o Senhor e orientou Bezalel em tudo que devia fazer como o Senhor havia ordenado. Terminado todo o trabalho artístico, Deus manda Moisés levantar o Tabernáculo no dia e hora marcado. A pontualidade é essencial para o sucesso da equipe. Tudo foi colocado nos seus devidos lugares e antes de entrar ele, Arão e seus filhos se lavaram para se aproximarem do altar. O servo do altar deve se apresentar bem nas vestes e nas emoções. Convicto da sua obrigação e alegre por gozar desse privilégio. 
Tudo em ordem e o sacerdote na sua devida posição a nuvem cobriu o tabernáculo e a glória de Deus tomou aquele lugar. E em todas as suas jornadas Moisés e toda congregação via a nuvem repousando sobre o tabernáculo de dia e o fogo da presença de Deus à noite. Sobre o servo do santuário de Deus deve repousar de dia e de noite a glória de Deus. Sem compromisso, zelo e amor pelo trabalho compromete a equipe ao fracasso sufocando o brilho da presença de Deus como resplandecia em Moisés. 

domingo, 8 de março de 2015

Para você, mulher de fé

                                                               
                                                                                                                     
                                                                   
                                                         
Uma mulher de fé!!                                                                                                                   
Move o coração do pai                                                                                                                 
Faz o deserto florescer!!!!                                                                                                                      
Uma mulher de fé!!                                                                                                                   
É incansável na esperança                                                                                                                       
Traz na lembrança o bem Deus                                                                                                                       
E não desistirá jamais                                                                                                                 
Quando uma mulher decide orar                                                                                                                         
E derramar o coração aos pés do senhor Jesus                                                                                                              
Deus não negará o seu melhor                                                                                                              
Uma mulher de fé!!                                                                                                                   
Uma mulher de fé!!                                                                                                                   
Uma mulher de fé!!                                                                                                                   
Tocou o manto do senhor                                                                                                                       
E o impossível aconteceu e acontecerá                                                                                                                             
Uma mulher de fé!!                                                                                                                   
Tocou no manto do senhor                                                                                                                     
E o impossível vai acontecer com você
Quando uma mulher decide orar                                                                                                             
E leva os sonhos ao senhor                                                                                                                     
E ora mesmo pra valer                                                                                                               
Deus responderá com o melhor                                                                                                                           
A uma muher de fé,                                                                                                                   
Uma mulher de fé!!                                                                                                                   
                                                                                                                            
 Kleber Lucas              
        
Feliz dia da mulher!!                                                                                                                   
Nada poderá te deter!                                                                                                       
O impossível vai acontecer!!    


Um beijão!!
Prof  Patrícia Gitirana

terça-feira, 3 de março de 2015

Na quietude vemos a grandeza de Deus


Salmos 46 - 10. Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
INTRODUÇÃO
O Senhor Jesus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Não devemos temer mal algum. Mesmo que não vemos a resposta para as nossas questões de forma clara, não devemos duvidar na misericórdia do nosso Deus que é bom e verdadeiro na sua Palavra. 
Ele age como Senhor dos Exércitos, Ele luta as nossas guerras. Mas não precisamos acreditar na força da palavra de Deus. Lembrando que a nossa palavra também tem força.
Você pode utilizar-se da palavra de Deus e não gerar em você o efeito da palavra. Porquê? O espírito que está dominando o seu coração é que gerará o resultado. Se o espírito que está na palavra for o Espírito Santo certamente vai fluir a paz e a quietude em sua alma e a cura pela palavra será firmada. Porém se o espírito da palavra for negativo vai dar fruto da negatividade. Também o que você sente no silêncio é o que você transmitirá aos outros.
Pessoas que experimentaram o socorro de Deus e foram transformados:
1. ELIAS OUVIU DEUS NA VOZ SUAVE.
1 Reis 19. 9 - 18
Disse o Senhor: Que fazes aqui, Elias?
Tudo bem Elias, se você não está me vendo e se acha muito zeloso, trabalhando demais, vai e unge Eliseu em teu lugar. V. 16
2. JOSÉ PASSOU UM TEMPO NA PRISÃO PARA ENTENDER A VONTADE DE DEUS
Gênesis 39. 19 - 23
Você tem entendido o agir de Deus em tua vida? Na vida da tua família? 
Como você descreve o agir de Deus na vida de José?
Era José da idade de trinta anos quando foi apresentado a Faraó (41.46). Tinha José dezessete anos quando foi vendido como escravo. Portanto, o treinamento de José durou 13 anos.
3. MOISÉS CONHECEU A MANSIDÃO APÓS 80 DIAS DE JEJUM E PRESENÇA DE DEUS.
O jejum de Moisés durou 40 + 40 dias.
Êxodo 34. 1 - 4
CONCLUSÃO
No livro de Atos 6, o Senhor instrui os apóstolos a escolherem homens de boa reputação e cheios do Espírito Santo para servirem á casa do Senhor. Para servir á casa do Senhor necessário se faz manter uma vida que glorifique ao Senhor e edifique a Sua casa.
Cantar: Salmo 133 - Quão bom e sua suave é que os irmãos vivam de união.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Entre Desertos e Palácios


TEXTO BÍBLICO: 1 Rute 1 - 14. Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15. Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.
16. Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.
17. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18. Vendo Noêmi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso.
INTRODUÇÃO 
O livro de Rute retrata a história de três viúvas e o destino que cada uma escolhe viver. Tudo começa na cidade de Moabe (terra do orgulhoso, nome de um filho Ló, produto de um ajustamento incestuoso com a sua filha mais velha, Gn. 19.37). Noemi volta para Belém de Judá (Que significa Casa do Pão) de onde nunca devia ter saído. Porque a Bíblia não deixa claro que foi Deus quem mandou Abimeleque, marido de Noemi sair da sua terra para uma terra de idólatras. 
O que fazer na hora da crise? Apesar de Belém de Judá ser a Casa do Pão estava havendo fome na terra. Vamos aprender com Rute como viver em desertos e palácios. 
1. RUTE OLHOU PARA O SOBRENATURAL
Quando Noemi aconselhou as suas noras a retornarem à casa dos seus pais, ela estava fazendo o que era certo. Naquele tempo as mulheres não trabalhavam para o seu próprio sustento, na falta do marido, o filho assumiu o sustento da sua mãe. Mas morreu o seu marido e também os dois filhos Malom e Quilion. Malom e Quilion também não deixaram descendência. Então, as três mulheres não tinham este recurso para garantir a sua sobrevivência. Na falta de filhos para cumprirem esta obrigação as viúvas poderiam voltar para a casa dos seus pais, mas já não era o caso de Noemi. O que restava para ela? Ir em busca de um parente para remir a sua falta. 
Foi neste momento da decisão de Noemi de voltar para Belém de Judá ao encontro dos seus parentes que Rute toma a decisão mais acertada da sua vida. Talvez a decisão mais difícil ou complicada da sua vida. Mas pelo resultado anos depois podemos afirmar que foi a decisão mais pura e certa que ela tomou - segui e cuidar da sua velha sogra abandonando todo seu passado, história, religião e parentela. Enquanto uma vai em busca da sua parentela, outra deixa para trás seus antepassados. Porque a afirmativa de Rute expressa firmeza, determinação e coragem " Disse porém Rute: Não me inste para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti".
Rute não olhou para a crise; ela olhou para o sobrenatural. A decisão de se render ao Deus de Israel mudou o destino de Rute e beneficiou a sua sogra. Assim deve ser a nossa decisão de segui e servir a Jesus Cristo. Deve ser uma entrega total e firme. Jesus já preparou para os seus seguidores uma morada eterna e aqui na terra vida abundante. 
2. RUTE FOI CHEIA DE COMPAIXÃO E BONDADE
Deus conhecia o coração de Noemi. A Sua palavra é viva e eficaz e não volta vazia. Deus prometeu aos seus filhos desde Moisés que não desampararia o seu povo. Deus é fiel, e para que se cumprisse a palavra no momento da viuvez de Noemi. Deus enche o coração de Rute de compaixão e bondade pela sua sogra. Naquela hora Rute, ainda jovem, desiste de um novo casamento, da sua nação e do seu povo e escuta a voz de Deus dando esperança a uma pobre mulher. 
O mundo está no caos porque está faltando compaixão e bondade nos corações e não é falta de amor. O amor está sendo desviado. Muitas pessoas preferem amar animais, cobras, e insetos. O gesto de bondade de Rute reintegrou Noemi a sua família em Belém e Deus adotou aquela mulher estrangeira como filha de Israel dando-lhe herança. Esperançosa e curada da sua amargura Noemi recebe um projeto de restauração das mãos de Deus para integrar Rute no meio do seu povo. 
Rute vai para os campos colher dos restos das lavouras como era lei naqueles dias e é lá no trabalho, talvez no lugar da sua humilhação que ela é descoberta. 
Rute 2 - 3. Foi, pois, e chegando ao campo respigava após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
4. E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. Responderam-lhe eles: O Senhor te abençoe.
5. Depois perguntou Boaz ao moço que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
6. Respondeu-lhe o moço: Esta é a moça moabita que voltou com Noêmi do país de Moabe.
7. Disse-me ela: Deixa-me colher e ajuntar espigas por entre os molhos após os segadores: Assim ela veio, e está aqui desde pela manhã até agora, sem descansar nem sequer um pouco.
Deus não faz acepção de pessoas. Ele olha para o coração e atende as petições. Rute não sabia o que estava para acontecer. Não sabia o significado da pergunta de Boaz. Ela estava usufruindo dos benefícios da lei dada ao estrangeiro. Mas nenhuma folha cai sem o consentimento do Pai. Um coração contrito a Deus não será rejeitado. 
Muitas pessoas não valorizam o seu emprego, porque acha que não é digno. Assim fazem com a família. Mas o Senhor disse que quem for fiel no pouco no muito será colocado. O que você tem nas suas mãos, na sua casa? É justamente o necessário para a multiplicação. Pare nesta hora e pense quantas vezes você desprezou o que tinha porque os seus sonhos eram maiores. Eu ouvi uma frase de Gustavo Cerbasi, escritor, "Se queres ser um milionário não despreze os centavos". O próprio Deus diz na sua palavra: "quem for fiel no pouco, no muito lhe colocarei". Quantas pessoas estão maldizendo a sorte pelo que tem e deixa de ajuntar os grandes tesouros das mãos de Deus. Agindo assim a própria pessoa se condena a viver no deserto e nunca chegará honestamente aos palácios se não se arrependa.
3. RUTE FOI OBEDIENTE E AMOROSA
A Bíblia nos afirma que obedecer é melhor do que remediar. E amar não é um sentimento, é uma decisão. Rute tomou a decisão de obedecer e amar e por isso Deus lhe presenteou com um casamento feliz e gerou um filho por nome Obede, avô do rei Davi. Mas até chegar a este lindo desfecho Rute praticou boas ações combinada com bons sentimentos que agradaram ao coração de Deus. Ela viveu uma combinação de amor e lealdade expressada num sentimento mútuo. Rute e Noemi agora viviam para uma mesma finalidade - garantir a sua sobrevivência. Rute tomou o lugar de filha e assumiu o papel de arrimo de família. Noemi colocou no seu coração que Rute seria feliz e profetizou e arquitetou um plano. Um plano um pouco arriscado, porém o seu coração era puro. Vejamos como as coisas aconteceram. 
Rute 3 - 1. Depois lhe disse Noêmi, sua sogra: Minha filha, não te hei de buscar descanso, para que fiques bem?
2. Ora pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela. Eis que esta noite ele vai joeirar a cevada na eira.
3. Lava-te pois, unge-te, veste os teus melhores vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
4. E quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deita; então entrarás, descobrir-lhe-ás os pés e te deitarás, e ele te dirá o que deves fazer.
5. Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres, farei.
6. Então desceu à eira, e fez conforme tudo o que sua sogra lhe tinha ordenado.
7. Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de uma meda; e vindo ela de mansinho, descobriu-lhe os pés, e se deitou.
8. Ora, pela meia-noite, o homem estremeceu, voltou-se, e viu uma mulher deitada aos seus pes.
9. E perguntou ele: Quem és tu? Ao que ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.
10. Então disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; mostraste agora mais bondade do que dantes, visto que após nenhum mancebo foste, quer pobre quer rico.
A) RUTE AMOU O POVO HEBREU
ela declarou a Noemi, o teu povo é o meu povo; o teu Deus, meu Deus. Cada povo tem seus costumes, leis e língua. Ela não foi preconceituosa e se rendeu totalmente ao regime de governo daquele lugar.
B) RUTE AMOU SEU MARIDO
Ela seguiu as orientações da sua sogra e casou-se com um homem mais velho. Foi uma decisão. Casamento é uma benção e uma escolha, mas em Deus é para toda vida. Assim é feito o juramento no ato de sua celebração. Mas muitas pessoas tem esquecido da promessa de amar, respeitar, cuidar e servi um ao outro até que a morte os separe. Os divórcios tem crescido lá fora e dentro da igreja. O casamento não é a festa. É uma convivência a dois que se torna em comunhão (participação das mesmas crenças, ideias e princípios). Casamento não estão durando porque as pessoas casadas estão se esquecendo destes princípios. Não querem largar a vida de solteira e cai em desertos. Desertos que estragam os sentimentos, emoções e prazer pela vida muitas vezes. 
Deus instituiu o casamento porque viu que não era bom que o homem vivesse só. Para muitos a solidão é um verdadeiro deserto. 
Rute amou o seu marido e deu-lhe um filho que entrou para a história de Israel. Não só como um filho natural de Israel, mas aquele que geraria uma descendência que marcou o coração de Deus. Davi era um homem segundo o coração de Deus, tornando-se rei. 
C) RUTE AMOU A SUA SOGRA
Não escolhemos a família que queremos nascer. Este é um atributo divino. Deus escolheu o ventre que nos daria a vida. Cabe a nós abençoar e amar a família que Deus nos deu. Há muitas famílias que vivem em desertos, não é por falta de dinheiro, mas por falta de amor. Tornam o seu lar numa sequidão. A falta de gratidão ofende ao coração de Deus e nos afasta dele nos atirando em terríveis desertos. Faça da sua casa um palácio, amando o ambiente que te acolhe. Que custou o suor de outras pessoas.
CONCLUSÃO
A jovem viúva experimenta uma virada na sua vida porque cumpriu princípios que agradaram a Deus e se tornou esposa do rico Boaz de Belém de Judá. Noemi teve resgatada a sua herança e a sua descendência. Rute 4 - 9. Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que comprei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noêmi,
10. e de que também tomei por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido na sua herança, para que a nome dele não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.
11. Ao que todo o povo que estava na porta e os anciãos responderam: Somos testemunhas. O Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e a Léia, que juntas edificaram a casa de Israel. Porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.
12. Também seja a tua casa como a casa de Pérez, que Tamar deu a Judá, pela posteridade que o Senhor te der desta moça.
Deus não tem deserto para os seus filhos. A sua promessa é de vida abundante, saúde e prosperidade. Mas se Ele te levar pelo deserto passe cantando louvores, orando, acreditando no teu sucesso, planejando mudanças, profetizando palavras de vida, agradando a Deus.
Rute saiu da escassez para a abundância. Do deserto para o palácio de Boaz e da fome para a Casa de Pão. Deus tem uma resposta para a tua crise. Ore incessantemente e toda maldição passará a ser benção. 

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Oração

1 Tessalonicenses 5 - 17. Orai sem cessar.
INTRODUÇÃO 
Seria possível orar sem cessar? Se a Bíblia diz que sim, então, é possível. Como poderia aumentar meu tempo de oração?
Saber sobre os tipos de oração é muito importante para melhorar a qualidade e quantidade de oração em nossa vida devocional.
O ano tem 8.660 horas, destes quanto tempo você acha que passa orando? Reflita sobre isso e busque fazer mais orações com mais intensidade ao Senhor.
Como você ora?
O livro de Salmos é rico em orações, por isso vamos aprender nele um pouco sobre os tipos de oração:
1- Oração de ADORAÇÃO: Salmos 113 - 1. Louvai ao Senhor. Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor.
2. Bendito seja o nome do Senhor, desde agora e para sempre.
3. Desde o nascimento do sol até o seu ocaso, há de ser louvado o nome do Senhor.
A oração de adoração ou de louvor é uma oração onde você fala com Deus sobre os atributos dele exaltando ao Senhor pela sua Grandeza, força, eternidade, poder e etc. Seria como elogiar a Deus falando sobre o que Ele é. Jesus disse que Deus procura adoradores (João 4.24). Adore a Deus reconhecendo sua Glória e Majestade.
2- Oração de CONFISSÃO: 
Salmos 32 - 1. Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
2. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.
3. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.
4. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.
5. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
A oração de confissão é o momento que refletimos, arrependemos e confessamos a Deus os nossos pecados. Devemos falar com Deus contando o que fizemos de errado reconhecendo que somos falhos. O que fazemos de errado contra nós mesmos ou contra alguém também aborrece a Deus e deve ser confessado. Deixar de confessar é pecado. Uma oração sem um momento de confissão não será ouvida (Sl 66.18). Abra seu coração diante do Senhor confessando seus pecados. Ele já sabe, mas quer ouvir de seus lábios como expressão de arrependimento.
3- Oração de INTERCESSÃO: 
Salmos 20 - 1. O Senhor te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja.
2. Envie-te socorro do seu santuário, e te sustenha de Sião.
3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos.
4. Conceda-te conforme o desejo do teu coração, e cumpra todo o teu desígnio.
Na oração de intercessão oramos não por nós mesmos e sim por outras pessoas. É um momento em que nos colocamos no lugar de alguém para pedir a bênção do Senhor por suas vidas (Atos 12.5). Durante a oração você se lembra de alguém que está precisando e ora por esta pessoa, isso é intercessão.
4- Oração de PETIÇÃO:
Salmos 54 - 1. Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder.
2. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca.
3. Porque homens insolentes se levantam contra mim, e violentos procuram a minha vida; eles não põem a Deus diante de si.
4. Eis que Deus é o meu ajudador; o Senhor é quem sustenta a minha vida.
As petições são seus pedidos especiais por sua vida e família. É o momento que fala com Deus sobre os desejos do seu coração (Salmos 37.4), mas é importante primeiro agradar ao Senhor com adoração, ação de graças e intercessão. Peça a Deus crendo que Ele pode tudo (Mateus 7.7,8).
5- Oração de AÇÃO de GRAÇAS: 
Salmos 92 - 1. Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
2. anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade,
3. sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa.
4. Pois me alegraste, Senhor, pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.
5. Quão grandes são, ó Senhor, as tuas obras! quão profundos são os teus pensamentos!
Esta oração é um agradecimento por algo específico que Deus fez em sua vida. Uma expressão de gratidão. Por exemplo por um livramento, cura ou resposta de oração. Agradeça a Deus declarando suas maravilhas em sua vida (Salmos 75.1).
Precisamos aprender a orar!
CONCLUSÃO:
 Jesus ensina-nos a orar’ Lucas 11.1
A caminhada de oração se aprende passo a passo. A ordem não importa, o indispensável é orar. Alguns seguem um modelo fixo como uma roda de oração para não esquecer nem um tipo de oração. Isso ajuda a disciplinar e treinar fazer os tipos corretos de oração.
Siga esta roda de oração e faça experiência de orar todos os tipos de oração e experimente orar 5 minutos cada tipo de oração.