segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Uma Entrega sem reserva


Texto Bíblico: Rute 1. 1. 22
INTRODUÇÃO:
Este capítulo relata uma história extraordinária de uma mulher que compreendeu o tempo de Deus na sua vida e decidiu voluntariamente entregar todo o seu ser para cuidar da sogra e viver com ela onde quer que ela fosse morar. Por causa desta decisão ela recebeu o que nem pensou ou pediu a Deus.
Que decisão Rute tomou para ser favorecida por Deus?
1. NÃO DUVIDOU
Na condição de Rute, uma jovem viúva, a lei lhe permitia voltar à casa dos seus pais e casar-se de novo (Gn. 38. 11), uma vez que a sua sogra não tinha outro filho solteiro para dar-lhe em casamento. Isto também era consentido naqueles tempos porque daquele casamento Rute não tivera filho. A viúva com filhos tinha outro tratamento. O filho, na falta do seu pai, ficava responsável pelo sustento da sua mãe.Porém, mesmo tendo esta opção Rute decidiu seguir a sua sogra, entregando seu coração naquela decisão (Rute 1. 16). Rute sabia o tamanho do peso que ela decidiu carregar. A situação de uma viúva, naqueles dias, não era fácil, muito mais a situação de Noemi, longe do seu povo, pobre e velha. Não duvides da tua decisão de ter entregues a tua vida a Cristo; de ter se tornado um líder de célula, do casamento que você assumiu. Não duvides do plano de Deus para a tua vida.
2. SER LEAL
Rute fora firme na sua decisão. Ela deixou a sua família, seus deuses, sua cidade natal. A confiança que levara Rute a seguir Noemi não fora abalada, ela estava ido a Belém (Casa do Pão), mesmo sem conhecer o propósito de Deus para sua vida, de uma coisa ela estava certa: que o Deus benevolente de Noemi, cuidaria dela. Rute entregou seu coração; o mesmo Deus que recebeu o coração de Rute quer o teu coração. O Deus de Noemi, não havia mandado Elimeleque, seu marido, sair de Belém (Casa do Pão) com medo de passar necessidade.O Salmo 23 relata com muita clareza que o Senhor é nosso Pastor e nada nos faltará. Deus não se move pela geografia, seja em Belém, seja em Moabe, seja no Brasil ou em Salvador, onde você estiver crendo em Jesus nada te faltará, e assim será. Muitos estão saindo da Casa do Pão por motivos diversos para vaguear por aí. Diz a palavra que quem procura acha. O que você tem procurado? Quem entrega
absolutamente o seu coração a Deus não precisa sair por aí procurando coisa alguma. O nosso Deus é fiel e a Sua palavra nos diz que as suas bênçãos correrão atrás daquele que nEle confia e guarda a Sua palavra (Deuteronômio 28. 1-2).
3.NÃO PENSAR NA SUA PRÓPRIA FELICIDADE
Rute renunciou todo sentimento egoísta para viver ao lado de uma mulher amargurada (Rute 1.20). Noemi não tinha muita esperança na vida. O que Noemi não sabia é que o propósito de Deus não muda até ser cumprido na vida dos seus filhos. Chegam a Belém no princípio da colheita da cevada.
Rute precisava trabalhar para prover sustento para ela e sua sogra e escolheu os campos de Boaz, um parente de Noemi. A lei do Antigo Testamento prescrevia a permissão de estrangeiros colherem nos campos alheios. Para isto os proprietários teria que deixar sobras nos campos para favorecer os pobres e forasteiros (Levítico 19. 9-10). O plano social de Deus sempre levou em consideração os pobres, sem tirar o direito e o dever de pagarem pelo seu próprio sustento.
Por que Rute entregou o seu coração sem reserva ao Deus de Noemi, ela experimentou o melhor desta terra (Isaías 1. 19). Ele casou-se com Boaz. Quem era Boaz? Um proprietário de terras (v 3.), rico e influente, (v.1); um empregador que tratava seus trabalhadores com bondade e consideração (v.4); um homem honrado que mostrou respeito e cortesia por Rute e com os outros (vs. 8-9); um líder sensível que elogiou Rute com sinceridade (v. 12); um benfeitor generoso (v. 14); um líder espiritual (Rute 2. 12); um homem que escolheu ser instrumento de felicidade (vs. 15,16), e um indivíduo de caráter moral elevado (Rute 3. 7-13).
CONCLUSÃO
O que é mais importante não o ter pessoal; tudo isto preenchia o vazio de Rute (ter um marido, o sustento pessoal e sua residência confortável). O plano de Deus não se completa em nossas vidas enquanto não nos tornarmos instrumento de edificação do seu Reino. O plano social de Deus até aqui fora estabilizado na vida de Rute, curada e sarada de todas as inquietações da vida viúva e sem teto, porém Deus promove Rute para cumprir o Plano Espiritual: gerar um filho. Daquela união nasceu um menino, que se chamou Obede, que significa “Adorador”, filho do hebreu Boaz com a gentia Rute, progenitores na linhagem de Davi por meio da qual Jesus Cristo viria ao mundo.
Você foi chamado para ser luz do mundo e pregar a palavra de Salvação para que outras pessoas conheçam a Jesus Cristo. Deus quer o teu coração.

Pra. Maria César de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário