TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 19. 19 – 21
INTRODUÇÃO:
Para entendermos o plano de Deus em nossas vidas faz-se necessário entendermos o significado da palavra vocação.
Vocação é o chamado de Deus que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana.
É um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem.
É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando a construção do Reino de Deus.
É um chamado para fazer algo, para cumprir uma missão.
Toda a pessoa é vocacionada, é eleita por Deus.
O que fazer para que a nossa vocação (talento, dom) tenha êxito?
1. ACEITAR O CHAMADO
Aceitar o chamado é uma declaração de amor. Este ano o Senhor nos chama para uma entrega absoluta da nossa vida e talentos a Ele e à Sua obra. No texto de I Reis observamos que Eliseu foi escolhido por Deus e que mesmo Deus enviou o profeta Elias para ungí-lo em seu lugar (1 Reis 19. 16).
No momento que Elias encontra Eliseu imediatamente unge a sua vida atirando sobre ele o seu manto. Esta ação confirmava a escolha de alguém para o ministério. Eliseu compreendeu, mas pensou na sua família, e pediu-lhe para despedir-se da família (v. 20). O Senhor Jesus usa desta atitude em Lucas 9. 61, 62 e diz que aquele que puser a mão no arado não pode olhar para trás.
Chegando à sua casa, Eliseu cumpriu a sua tarefa de filho informando aos pais a decisão que tomara em segui o profeta Elias e fazer a vontade de Deus. Decisão que agradou o coração de Deus, e o Senhor fez Eliseu prosperar em tudo que ele propusera fazer.
2. O que fez Eliseu para confirmar a sua atitude? RENUNCIOU O SEU PASSADO.
Eliseu precisava passar por um discipulado e seguir Elias seria a sua escola. No versículo 21, está claro que Eliseu tomou as doze juntas de bois e matou-os e com as cangas (aparelhos) fez fogo e cozeu as carnes e convidou o povo para comer. Uma grande festa foi realizada para comemorar o chamado de Eliseu.
DIGA: ALEGRE-SE, MEU IRMÃO, O SENHOR JESUS TE CHAMA E ELE QUER O TEU CORAÇÃO.
3. ELISEU ENTREGA COMPLETAMENTE SEU CORAÇÃO A DEUS.
O amor de Eliseu cresceu de tal forma pelo serviço do Senhor, que ele não se separava do seu líder com a firme intensão de ajudá-lo a cumprir a missão de edificar o Reino de Deus. E mais tarde, Deus prepara o profeta Elias para encerrar sua carreira na terra. Nos seus últimos dias, Elias dispensa Eliseu, porém Eliseu não abre mão do discipulado. Vejamos, no capítulo 2. 1 – 6. Eliseu era apaixonado pela obra do Senhor e não queria perder nenhum ensino. Elias fora enviado a Betel (Casa de Deus), a Jericó (lugar da afronta, bases de maldição) e ao Jordão (que desce), ele sabia que grandes coisas Deus faria pelas mãos do profeta e Eliseu não desistiu de seguir o seu líder.
CONCLUSÃO
A palavra do Senhor afirma que o trabalhador faz jus ao seu salário e Eliseu recebeu porção dobrada da unção de Elias (1 Reis 2.9) e operou em seu ministério mais milagres do que Elias. A Bíblia relata sete milagres de Elias, e quanto a Eliseu 14 milagres. É assim que o Senhor quer fazer com os filhos apaixonados.
A sua paixão determinará o seu sucesso. A entrega do seu coração é o que Deus espera para que Ele possa te usar com poder e autoridade contra as hostes da maldade e ser um filho obediente e honrado, Provérbio 23.26.
Pra. Maria César de Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário