TEXTO BÍBLICO: Mateus 7. 7-12
Mateus 7 - 7. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.
8. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á.
9. Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
10. Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
11. Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?
12. Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
INTRODUÇÃO
Este texto nos estimula a ações práticas que nos conduz a uma experiência profunda com o Pai. Também expressa a natureza bondosa do nosso Deus (v. 11). Nos dar a certeza que a nossa petição será atendida - pedir, dar; buscar, achar; bater, abrir (v. 7). Porém, nos alerta que tudo que queremos que nos faça, assim devemos fazer aos outros (v. 12).
1. Diante dessas conclusões a nossa prática cristã está inserida em duas fortes ações: orar e interceder.
ORAR - A oração continua é o segredo para a realização: pedir, buscar e bater. O objetivo não é ter um tempo fixo de oração, mas ter a oração como estilo de vida. As orações tem garantia de resposta. Ela é forma eficaz de nós comunicarmos com Deus.
INTERCEDER
intervir (a favor de alguém ou de alguma coisa); pedir (por outrem); instar (no interesse de alguém); ser intermediário (de)
2. Vejamos algumas ações de homens e mulheres da Bíblia que experimentaram um relacionamento com Deus. Qual a importância da oração e os seus resultados?
ANA (mãe de Samuel)
1SAMUEL 1. 11
1 Samuel 1 - 11. e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.
Ana pediu a Deus o que mais lhe importava - o nascimento de um filho varão. Ela buscou com convicção. Resultado: Deus atendeu a sua oração.
JABEZ, significa 'Porque com dores o dei a luz', nome dado pela sua mãe.
1 Crônicas 4 - 10. Jabes invocou o Deus de Israel, dizendo: Oxalá que me abençoes, e estendas os meus termos; que a tua mão seja comigo e faças que do mal eu não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe pedira.
JABEZ não ficou remoendo a crise de saber que sua mãe sofreu ao lhe dar à luz. Ele não carregou nas costas como castigo a lembrança de um parto difícil. Ele colocou tudo diante do Deus de Israel e prevaleceu. Ele pediu, buscou a transformação da sua sorte.
Resultado: A sua petição a Deus foi atendida e ele se tornou mais ilustre do que todos os seus irmãos.
O texto de Mateus também nos ensina e que não devemos querer a benevolência do Pai celestial só para nos, mas intercedermos para que outros sejam alcançados pela graça dada por Deus. Deus nos chama como atalaia do seu povo. ATALAIA: pessoa que vigia ou lugar de vigia.
Ezequiel 33 - 6. Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia.
7. Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.
ABRAÃO - intercedeu pelo seu sobrinho Ló.
Gênesis 18. 22 - 33 Abraão diálogo com Deus em favor do seu sobrinho e Deus envia dois anjos para socorrê-lo.
MOISÉS
Números 14 - 17. Agora, pois, rogo-te que o poder do meu Senhor se engrandeça, segundo tens dito:
18. O Senhor é tardio em irar-se, e grande em misericórdia; perdoa a iniquidade e a transgressão; ao culpado não tem por inocente, mas visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e a quarta geração.
19. Perdoa, rogo-te, a iniquidade deste povo, segundo a tua grande misericórdia, como o tens perdoado desde o Egito até, aqui.
CONCLUSÃO
Deus está buscando homens e mulheres que tenham intimidade com ele e que edifique o seu reino. O mundo carece da nossa intercessão. Somos uma igreja em célula, assumimos uma liderança voluntária e acreditamos que este Ano será um ano de recomeço. Vamos recomeçar a base de orações para experimentarmos os milagres e pródigos que os nossos admirados irmãos viveram em nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário