quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A Verdade que Liberta - Parte 1

O Evangelista João Escreve com muita propriedade no capítulo 8:32 "e conhecereis a verdade ea verdade vos libertará.", outra vez no versículo 36 do mesmo capítulo: " Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
Que Verdade é essa? Que liberdade estava em questão?

O diálogo entre Jesus e os Judeus, relatado por João, nos desperta para uma profunda meditação. De um lado Jesus, usando da Palavra para chamar o povo judeu ao conhecimento do Novo Tempo; de outro lado, os judeus teimosos, refutando a renovação de mentr, pois, naquele momento eram prisioneiros da religiosidade e do seu próprio saber.
Qual razão porque não compreendeis a minha linguagem? Pergunta Jesus e Ele mesmo responde: É porque sois incapazes de ouvir as minhas palavras. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade.Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira ( João 8:43-44).
Os judeus, naquele momento, estavam com os olhos no passado,possivelmente não entendiam de libertação, e ainda, julgavam não necessitar de coisa alguma, pois diziam ser filhos de Abraão.
Esqueceram que, no passado, Deus usou da Sua benevolência libertando o povo de Israel das garras de Faraó. A Teologia da Libertação tem como base o Êxodo. No capítulo 3 de Êxodo, Moisés está frente a frente com Deus, recebendo instruções de libertação e uma missão excepcional que marcou a sua vida e marca a vida dos que creem no poder de Deus para sempre.
Disse ainda o Senhor: Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e Ouvi o Seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu,do heveu, e do jebuseu. pois o clamor dos meus filhos chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios estão oprimido (Êxodo 3:7-9)
Quem era aquele povo que carecia tanto de uma mão para a sua libertação? Não era o povo que Deus escolhera para uma nova geração? A resposta está no versículo 10, de Êxodo 3: "vem , agora, e eu te enviarei a faraó, para que tirem o meu povo, os filhos de Israel do Egito."
Associando ao capítulo 8 do Evangelho de João, ali está um povo que carecia da mesma mão - uma mão que liberta. Jesus sabiamente diz: "Em verdade, em verdade, vos digo: todo aquele que comete pecado é escravo do pecado."
Jesus veio a terra para exercer um ministério específico: salvar e libertar o homem. Esta verdade que Jesus queria inculcar nos judeus daqueles dias, continua sendo a mesma que Ele quer inculcar em toda humanidade nos dias de hoje através dos pregadores da Palavra de Deus. A questão torna-se difícil quando o homem endurece o coração para esta verdade.
Tomando por base o texto de Êxodo, capítulo 3, vê-se que na terra prometida já havia moradores que precisavam ser expulsos em razão de uma ocupação ilegal. Deus estava dizendo a Moisés que lhe daria a terra ocupada pelos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e dos jabuseus. Obviamente, para que a terra fosse ocupada por novos moradores, os antigos teriam que desocupá-la; a providência jurídica seria reintegração dos verdadeiros donos.
Jesus, na sua maravilhosa missão, fora enviado pelo Pai para reintegrar o homem de onde ele havia sido expulso por causa do pecado - da presença soberana de Deus - e receber novamente o seu Espírito, que fora extinto com a morte Espriritual.
" Trechos do livro: Você merece uma explicação. Demônios precisam de portas para entrar? Capitulo 1 , pgs 13 a 15, Autora: Maria César de Azevedo"

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