Vejamos:
Gênesis 1:28 "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus e sobre todo animal que rasteja sobre a terra".
Gênesis 2:7 "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nasa narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente".
Gênesis 2:16-17 " E o Senhor deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás".
Gênesis 3:8 " Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava pelo jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim".
Gênesis 3:11-12 "Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comestes da árvore que te ordenei que não comesses?Então, disse o homem: A mulher que me destes por esposa, ela me deu da árvore, e eu a comi".
Falaremos de três períodos distintos na história da humanidade relatados nos capítulos dos livros : Gênesis 2:9-10; Êxodo 3 e João 8.
Peço ao amado leitor que preste bem atenção para formarmos um paralelo desses três períodos e encontrarmos a chave da necessidade que o homem tem de uma mão libertadora.
No texto de Gênesis, vemos que o homem Adão recebeu de Deus um território - O Jardim do Éden - para a sua habitação física e geográfica e lhe conferiu responsábilidades e , aoa mesmo tempo, soprou sobre ele do seu Espírito - o sopro de vida - para habitar no homem, fazendo-o a Sua imagem e semelhança. O Éden era um refúgio agradável, lugar protegido. Ali Adão tinha a companhia de Eva e ambos a companhia de Deus. Além disso, havia beleza, rios com água boa;tudo que Adão e Eva precisavam a natureza oferecia.
no texto de Êxodo 3, deus vê a aflição dos hebreus, escravosno Egito- Oriente Médio- e ouve os seus gemidos de dor e escolhe Moisés O Princípe Egípcio,educado no palácio como filho da filha do Faraó e o encarrega como Agente de Socorro para o resgate e para que devolva àquele povo o livre árbítrio de desfrutar da promessa de Deus e, para tanto, ele precisava desabrigar moradores da sua antiga possessão de terras. Mois´ses fora treinado no deserto de Sinai, em Midiã - Egito - como pastor de ovelhas para exercer esta grande missão.
No texto de João 8, Jesus esclarece ao homem que ele precisa ser livre. Não é difícil enteder: o homem fora criado com liberdade de ir e vir,comer abundantemente, ser visitado pelo SENHOR da sua vida, trabalhar sem exaustão,dominar e cuidar da terra e do lindo zoológico de Deus.
O Senhor Deus deu-lhe um limite: não comer do fruto do bem e do mal,todavia, a fronteira da paz fora invadida pela desobediência, que se chama pecado.Quem induziu o homem a ultrapassar a fronteira da PAz? No versículo 4, do capítulo 3 de Gênesis, temos a resposta: Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis". A mente do homem fora corrompida pela astúcia da serpente. Agora o homem desobediente perde o território da sua habitação e deixa de ser habitação do Espírito Santo de Deus. O homem estava desorientado à mercê da sua própria sorte.
O home precisa reaver o bemroubado. Quem lhe roubou? A serpente. quem é a serpente? Apocalipse 20:2 nos ensina, "Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos".
Satanás, por não ter uma forma corpórea, usa a serpente com a intenção de desabrigar o homem da presença de Deus e usurpar o seu território e este intuito fora travado num diálogo infernal. Provisoriamente, Satanásw obteve êxito. O homem recebeu a punição: abandonar o seu território, por força de uma ação de despejo ordenada pelo Criador, em razão deste não ter se arrependido. Não obstante, Deus não dorme e nem cochila. As promessas do Senhor Deus não se movem pela atitude do homem, mas pela Sua benevolência para com o homem. O Senhor Deus elabora um projeto de restitutuição em favor do homem despejado da sua presença. deus, então, levanta Moisés, Libertador dos Hebreus, no período do livro de Êxodo para reparar as perdas e danos e o envia ao Egito,( que significa lugar de escuridão, lugar de trevas) para lembrar aos hebreus que deles não se esquecera e que queria resgatá-los da sua dor e levá-los à terra prometida, em virtude deles terem abandonado aquela terra, nos dias de José, em busca de comida devido à fome que assolava a terra. Ficando a terra vazia,invasores a ocuparam e estes, de volta àquela terra, teriam que expulsá-los, mas, para tanto, esboçaram um esforço sobrenatural. A operação resgate foi uma missão totalmente possível, porque Deus os enviou e garantiu a sua vitória.
O pecado tomou lugar no coração do homem.O homem,Adão não conhecia a maldade até aquele terrível encontro com a serpente demonizada e então passou a ser oprimido por ações demoníacas. O homem carece da mão de Deus para tornar-se livre.É justamente este ensino que Jesus quer inculcar na mente dos judeus, no Capitulo 8 do evangelho de João, milhares de anos após a cansada demanda dos hebreus no deserto liderados pelo Misssionário Moisés.
O homem perdeu a sua liberdade para o diabo; e Jesus veio para derrotar o diabo em favor do homem e reabilitá-lo na presença de Deus.
Como o diabo podia ou pode abusar do homem? essa ciência, porém já era conhecida dos judeus.Em João 8:48 está escrito:"Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio? Replicou Jesus: eu não tenho demônio; pelo contrário, honro ao meu Pai, e vos me desonrais".
"Trechos do livro: Você merece uma explicação.Demônios precisam de portas para entrar? Capítulo 1, pgs 15 a 18, Autora : Maria César de Azevedo".