A VISÃO LIDERA O LÍDER
PALESTRA DO PR. JOSUÉ GONÇALVES, EM 10 DE MAIO DE 2013
Texto: Juízes 13. 24; 16.20.
A visão lidera o líder. Sansão não sabia que o Senhor se tinha se retirado dele.
O povo era Teocrata, portanto, acreditava que Deus era o governante direto do povo. É incerta a adoração exata nos dias dos juízes. Sansão foi o último dos juízes e julgou a Israel por 20 anos. Ele tinha tudo para dar certo. Seu nascimento foi o resultado de um milagre. Consagrado no ventre da sua mãe que era estéril. Cresceu num lar onde Deus era adorado. Antes do seu nascimento seus pais já sabiam do propósito de Deus para a sua vida. A vida de Sansão ilustra que nem sempre um bom começo é a garantia de um final feliz. Sansão significa ensolarado. Os erros dos outros para aprender.
Inteligentes aprendem com os seus próprios erros, porém os sábios emprestam os erros dos outros para aprender. Na ausência de outros, até mesmo o melhor que nos temos leva à loucura. Paulo escolheu não andar sozinho. O ministério é uma ocupação perigosa, principalmente para o líder solitário. Em Gênesis 2. 18, o Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só.”
SANSÃO NÃO TINHA UM MENTOR PARA LHE ACONSELHAR:
Não tinha um amigo profeta para lhe confrontar. Ex. Davi foi confrontado pelo profeta Natã. Todos nós precisamos de luz, espelho e balança. O espelho é confrontador. Davi não morreu porque o seu arrependimento foi mais escandaloso do que o seu pecado. A verdade dói. A ferida feita pelo médico não é para matar.
SANSÃO NÃO TINHA O HÁBITO DE PRESTAR CONTAS:
O princípio da prestação de contas é confessar uns aos outros. Quatro qualidades do que presta contas:
1.Vulnerabilidade – se deixa conhecer.
2.Disponibilidade – aberto para aprender.
3.Visibilidade – se deixa perguntar.
4.Honestidade – é fiel à verdade sem se importar com o que vai dizer.
Nenhum homem é maior do que o seu tempo de oração. Sansão era um homem solitário. O que faz com o homem se torne solitário? Em João 5 – o paralítico não tinha ninguém para ajuda-lo entrar nas águas, enquanto Marcos 2 registra um homem que tinha quatro amigos que lhe ajudou a entrar pelo telhado.
1.A perda da simplicidade – Fuja do complexo luciferiano.
2.Falta de trato com as pessoas.
3.Falta de investimento em relacionamentos – Haverá tempos em que não se poderá com as próprias pernas. Preciso investir em relacionamentos, pois, em alguns lugares só irei se me levarem.
4.Excesso de confiança
5.Mau humor crônico – Torna a pessoa insuportável.
6. Ingratidão.
Líder que anda só é fácil de cair nas mãos de Dalila. Paulo tinha amigos que arriscavam a cabeça por ele, (Romanos 16. 3). Sansão foi um homem de Deus que perdeu a capacidade de aprender. Conserve o seu coração sempre ensinável. Pessoas que não se submetem a autoridade dos pais não ouvem a voz de Deus. Paulo e Timóteo (I Timóteo 4. 7, 12, 15 e 16). 2 Timóteo 3. 4).
SANSÃO NÃO ENFRENTOU AS FRANQUEZAS DO PRÓPRIO ATO:
O caráter de Sansão não suportou o peso do seu talento. Invista no seu caráter. Sansão não tinha domínio da sua sensibilidade. Usou a mentira para preservar a si mesmo. Sansão agia impulsivamente. Não era proativo, era um reativo. Comportou-se como se não precisasse de Deus. Usou da mentira e não preservou o seu segredo.
Três verdades sobre o risco do pecado:
1.O pecado sempre te levará para o lugar que você não quer ir.
2.O pecado sempre te reterá.
3.O pecado sempre te pedirá mais do que podes pagar.
Como estamos usando o dom que recebemos?
O diabo não tem pressa. O líder não perde a unção de um dia para o outro. O perigo de um ex ungido é ocupar o lugar do ungido (Juízes 16.20). Sansão não usou a unção com responsabilidade e perdeu a unção e a visão. Proteja a sua unção para garantir sua visão.