DEUS PLANEJOU A MULHER
Texto bíblico: Provérbio 31. 10 – 31
INTRODUÇÃO
Deus planejou, executou e supervisionou a feitura da mulher. Deus criou a mulher com um propósito. Ele presenteou o homem dando-lhe a mulher como companheira. A mulher veio ao mundo para auxiliar o homem. Ser auxiliadora descreve uma característica especial para a vida da mulher, assim como precisamos do auxílio de Deus para preenchimento das nossas faltas.
Deus confiou à mulher um papel importante de auxiliadora e deu a ela a mesma natureza do homem. Se essa verdade for recebida com humildade não lhe diminui o valor. Qual o valor da mulher? A Bíblia responde que o seu valor muito excede o de finas joias.
1. DEUS LHE CONFIOU CUIDAR DO HOMEM
A mulher de Provérbio 31 compreendeu o seu papel junto ao seu esposo e desempenha com amor e surpreende a cada dia o seu marido.
a) Ela tem a confiança do seu marido, e porque age assim não lhe falta nada, v. 11;
b) Todos os dias ela cuida do seu bem estar, v. 12;
c) É uma mulher econômica, não desperdiça e com a economia que ela faz e com a renda do seu trabalho, multiplica os bens da família, v. 16;
d) Não perturba o seu marido porque chegou mais tarde em casa; confia nele, v. 23;
e) Recebe elogios do seu esposo como uma mulher mais excelente do que as demais, v. 28;
2. DEUS LHE CONCEDEU O PODER DA MULTIPLICAÇÃO DA HUMANIDADE
Ao homem Deus concedeu o domínio sobre toda a criação, todavia à mulher o Criador deu o mesmo domínio e uma característica especial para gerar filhos. Filhos é herança do Senhor. Entre todas as habilidades que ela exerce com o seu marido, Deus lhe acrescenta faculdades mais extraordinárias e específicas: dar a luz a filhos, carregar no seu ventre a semente da multiplicação. A mulher de provérbio também foi exemplar nesse item.
a) Ela providencia a roupa para os seus filhos, v. 13; cuida da saúde física, dentária e escolar da criança.
b) Levanta-se cedo para servir o café da família, v. 14;
c) Fala com sabedoria e instrui com bondade, v. 26;
d) Os seus filhos tem prazer de ser educado por ela, v. 28; a isso, inclui descobrir os dons dos filhos e direcioná-los, prover uma disciplina equilibrada, cultivar um diálogo e alimentá-los com a palavra de Deus.
3. DEUS AMPLIA AS HABILIDADES DA MULHER
A mulher de provérbio 31 entende as suas tarefas domésticas, sociais e espirituais e as desempenha com criatividade. O texto demonstra que ela vai eliminando as suas tarefas diárias levando em consideração as prioridades corretas.
a) Exerce um caráter piedoso, ajuda o aflito e o necessitado, v. 20; a mulher cristã não deve se isentar das obrigações espirituais e sociais: ter compaixão, orar, aconselhar e zelar da casa de Deus.
b) Ela cuida de si: escolhe bem os seus vestidos e acessórios, zela do corpo e da sua pele para se apresentar bonita, perfumada.
c) Atende a todos da casa com eficiência, v. 27;
d) Administra a casa dando tarefas as suas servas, v. 15;
e) Ela é querida da sua vizinhança, v. 31.
CONCLUSÃO
O comportamento da mulher é determinado pelas ideias que aceita em sua mente. Se ela achar que não é reconhecida em casa e nada faz para mudar os seus sentimentos vai desequilibrar o casamento e sua vida com os filhos. A Bíblia afirma que a mulher sábia edifica a sua casa. Cuidar da autoestima e ter uma vida na presença de Deus vai sustentar a mulher em dias que ela se sentir enfraquecida. A fraqueza não vai durar se ela recorrer a Deus. Ela precisa crer que o Senhor lhe fez para prosperar e que já foi abençoada para realizar todas as obrigações que lhe são confiadas. Acredite na sua extraordinária capacidade de fazer e lance fora toda incredulidade. Na incredulidade a mulher não cumprirá os propósitos de Deus para a sua vida.
Pra. Maria César de Azevedo